A doença de Paget é um tipo raro de câncer de mama (representa apenas 1% dos casos desse tipo de neoplasia) que ocorre na pele do mamilo e da aréola, geralmente afetando apenas um dos seios.
Em 80% a 90% dos casos, está associada ao carcinoma in situ (CDIS), um câncer de risco baixíssimo de disseminação. Menos frequentemente, pode estar associada ao carcinoma invasivo, cujo tratamento exige mais cuidados.
Sintomas da doença de Paget
Quando a doença se manifesta, a pele do mamilo e da aréola geralmente parece escamosa e vermelha. Pode haver sangue ou líquido amarelo saindo do mamilo, além de sensação de queimação e coceira. Em alguns casos, o mamilo parece plano ou invertido. Seus principais sintomas são:
- Vermelhidão e irritação do mamilo e/ou aréola;
- Crosta e escamação da área do mamilo;
- Sangramento da pele do mamilo e/ou aréola;
- Líquido amarelo ou sangue saindo do mamilo;
- Queimação e/ou coceira no mamilo e/ou aréola.
Diagnóstico da doença de Paget
Muitas vezes, o médico trata os sintomas da doença de Paget como eczema e só depois, ao não observar melhora satisfatória, solicita uma biópsia. Esse engano ocorre porque a maioria das erupções nos mamilos é apenas uma infecção de pele leve ou uma reação a algum irritante, uma alergia.
Na biópsia, é feita a retirada de uma pequena amostra da pele afetada para análise em laboratório. Após o diagnóstico da doença de Paget, outros exames são necessários para procurar um câncer de mama subjacente. Um ou mais dos seguintes testes de imagem podem ser feitos para verificar outras alterações na mama:
- Mamografia diagnóstica;
- Ultrassom de mama;
- Ressonância magnética.
Tratamento
A doença de Paget pode ser tratada com a remoção cirúrgica de toda a mama (mastectomia) ou de parte da mesma, muitas vezes seguida de aplicações de radioterapia. Se a opção for pela cirurgia conservadora, toda a área do mamilo e da aréola também precisa ser removida – e pode ser posteriormente reconstruída cirurgicamente.
Se for encontrado um câncer invasivo, os nódulos linfáticos sob o braço também serão removidos e examinados, para verificar se neles há focos de câncer.
Se nenhum caroço for sentido no tecido mamário e os resultados da biópsia mostrarem que o câncer não se espalhou, a perspectiva é excelente. No entanto, em alguns casos em que se encontra focos de carcinoma invasor, o emprego de quimioterapia pode ser necessário para aumentar as chances de cura da doença.
Prevenção
Não há uma estratégia definida sobre como prevenir a doença de Paget, além dos fatores importantes para manter a saúde em dia e reduzir o risco de complicações em geral: controlar o peso, não fumar, evitar o excesso de bebida alcoólica, utilizar com cautela tratamentos do tipo anticoncepcionais e reposição hormonal.