A Oncologia Pediátrica é responsável pelo diagnóstico e o tratamento de tumores e cânceres em crianças e adolescentes de até 18 anos de idade. Quem vai definir o tratamento ideal para cada paciente é o oncologista pediátrico.
Até meados dos anos 70, crianças e adolescentes com câncer recebiam o mesmo tratamento que os adultos, apesar de possuírem características biológicas e orgânicas bem distintas. Hoje, o cenário é bem diferente, o que garante mais sucesso nos resultados.
Comparados com os do adulto, os tumores na infância são muito mais agressivos e evoluem com maior velocidade, porque atingem um ser em formação. Em contrapartida, a resposta às terapias costuma ser muito mais rápida, o que faz com que a maioria dos casos de câncer infantil seja curável, desde que haja o diagnóstico precoce e a criança seja prontamente encaminhada aos centros especializados no tratamento. Os resultados obtidos no Brasil equiparam-se aos dos melhores institutos de oncologia do mundo.
O oncologista pediátrico é o responsável pelo planejamento e tratamento do paciente em idade de 0 até 21 anos.
Os oncologistas pediátricos do Grupo Oncoclínicas atuam em conjunto e integrados a equipes multidisciplinares, que contam com a colaboração de cirurgiões, radioterapeutas, patologistas, hematologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais.
A partir do envolvimento e do compartilhamento das ações integradas dessas equipes, oferecemos uma assistência integral, completa e totalmente individualizada, que respeita as necessidades e a história de vida de cada paciente.