O tempo é decisivo na luta contra o câncer. As chances de cura – e também de bem-estar ao longo da jornada – são maiores quando a doença é detectada precocemente e o tratamento é iniciado rapidamente e seguido com compromisso e seriedade. Estar ciente de seus direitos tanto em relação às terapias médicas disponíveis quanto para resolver questões práticas do dia a dia (acesso a auxílios e isenções, por exemplo) também é fundamental.
A campanha O Câncer Não Espera tem o objetivo de alertar a sociedade brasileira a respeito do risco de adiar os cuidados que envolvem a doença. Além de estar atentas aos sinais e sintomas dos diferentes tipos de câncer, é importante as pessoas que não têm câncer manterem em dia seus exames clínicos gerais e de rastreamento para a doença e os pacientes oncológicos comparecerem a todas as etapas do tratamento – diagnóstico, exames, cirurgias e procedimentos indicados pela equipe médica.
Iniciativa do Instituto Oncoclínicas em parceria com sociedades de especialidades médicas, entidades não governamentais de suporte a pacientes oncológicos e instituições de saúde e farmacêuticas, O Câncer Não Espera é uma mobilização voltada para e aberta à participação de todos os cidadãos – sejam pacientes ou não –, empresas e entidades ligadas à área médica engajados na luta em favor da vida e da saúde dos brasileiros.
A mensagem que queremos que seja ouvida e reverberada é que o câncer é uma doença de emergência e não negocia prazos. Cuidar-se e incentivar as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo é o início de uma caminhada de sucesso e cura.