A mutação corresponde à alteração de um gene (DNA), podendo afetar seu funcionamento normal. Em alguns casos, as mutações envolvem os nucleotídeos, que são elementos constituintes dos genes. Essas mutações incluem:
Em outros casos, as mutações podem envolver porções de um cromossomo, afetando um ou mais genes. Essas mutações incluem:
As mutação genética pode ser herdada (transmitida de pais para filhos), situação em que são conhecidas como germinativas. As mutações genéticas também podem ser adquiridas ao longo da vida, situação em que são denominadas mutações somáticas. As mutações somáticas podem resultar da atuação de diferentes agentes, incluindo:
Os resultados das mutações genéticas podem ser diversos. Em alguns casos, pode não ocorrer nenhuma consequência significativa. Em outros casos, as mutações podem levar ao surgimento de doenças, incluindo doenças graves como o câncer. Finalmente, existem ainda as mutações que são incompatíveis com a vida, levando o indivíduo ao óbito.
Em caso de tumor existente ou suspeita é realizado o teste genético que tem como objetivo prevenir o surgimento de certos tipos de câncer ou auxiliar no melhor tratamento com base no diagnóstico.