A imunoterapia é o tratamento do câncer através da ativação do sistema imunológico. Nesse tipo de tratamento, o objetivo é fazer com que as células do sistema imune identifiquem as células tumorais, reconhecendo-as como elementos estranhos e destruindo-as.
A imunoterapia foi inicialmente utilizada no tratamento do melanoma, através da administração de medicações como interferon e/ou de interleucina-2, medicamentos capazes de estimular o sistema imunológico, além de exibirem efeito antitumoral direto, até os dias de hoje com medicações chamadas de inibidores de checkpoint (anti-CTLA4, anti-PD-1).
Em casos de câncer de bexiga inicial, a instilação intra-vesical de bactéria viva atenuada há bastante tempo se mostrou benéfica como um imunoterápico, pois auxilia na redução do risco de recidiva de lesões removidas por cirurgia endoscópica, provavelmente graças à ativação da resposta imunológica dos pacientes.
Outros tumores que podem ser tratados com imunoterapia incluem o câncer de rim, câncer de pulmão e alguns casos de câncer de pele.
Saiba mais em tratamentos imunoterápicos.