Apenas após o procedimento de colocação, durante a infusão e até a cicatrização do corte, normalmente de sete a dez dias (data provável da retirada de pontos, se houver). Seu médico ou enfermeiro poderão orientá-lo
Se você já pratica esportes ou deseja iniciar atividades físicas, não há contraindicação durante o tratamento. É possível que você se sinta menos disposto e um pouco mais cansado, sendo necessário ficar atento para não ultrapassar seu limite de esforço.
Não. Porém, alguns pacientes sentem incômodo quando estão em decúbito ventral (barriga para baixo). Aqueles que realizaram esvaziamento axilar deverão evitar dormir sobre o braço operado devido ao risco de inchaço e dor.
No dia a dia não há necessidade. Porém, no dia da punção do seu cateter, é recomendável o uso de camisas ou camisetas de gola aberta.
A permanência do cateter será durante o tratamento. Alguns médicos optam por deixar o cateter por um tempo mais prolongado. Converse com ele a respeito.
Sim. Enquanto seu médico não liberar a retirada do cateter, deverá ser realizada manutenção mensal, que é a lavagem do cateter, com solução de heparina.
O cateter é fabricado em plástico ou metal, geralmente não detectado pela maioria dos sistemas de segurança ou alarmes. Apresente um cartão de identificação que poderá ser fornecido por seu médico caso isso aconteça.
De mil a 2 mil punções, dependendo do calibre das agulhas.
Após liberação do seu médico, você passará por procedimento cirúrgico semelhante ao da implantação.
O uso de protetor solar com fator de proteção adequado (em geral acima de 30fps), além do uso de roupas adequadas, que protejam a maior parte do corpo, é recomendado antes, durante e após o tratamento, sempre que o paciente for exposto ao sol e com reaplicações frequentes.
Alguns tratamentos, inclusive, aumentam a sensibilidade da pele a danos solares, o que torna tais medidas de fundamental importância.