Os fármacos utilizados no tratamento da quimioterapia podem reduzir ou aumentar temporariamente a produção de hormônios, provocando, em algumas mulheres, alteração do ciclo menstrual. Devido ao tratamento, pode ocorrer interrupção completa da menstruação. Após o término do tratamento, o ciclo menstrual pode voltar ao seu funcionamento normal, principalmente nas pacientes mais jovens.
É importante a mulher em idade fértil utilizar um contraceptivo durante o tratamento, pois os medicamentos utilizados podem causar malformação do feto. Verifique com seu médico a necessidade do uso de contraceptivos e quais são permitidos, visto que alguns anticoncepcionais orais podem ser contra-indicados para algumas pacientes.
Algumas drogas podem diminuir a possibilidade de ter filhos. Existem clínicas de fertilidade que realizam a preservação de óvulos e espermatozoides. Tire as dúvidas com o seu médico.
A infecção pelo HPV- papiloma vírus humano é fator de risco para alguns tipos de câncer, como o do colo do útero, ânus e boca. Normalmente, a doença é transitória: é combatida pelo próprio organismo e regride de forma natural. Quando o HPV resiste, origina-se de um vírus que pode causar lesões pré-cancerosas que, se não tratadas, evoluem para o câncer.