O diagnóstico, a mudança da rotina, os possíveis efeitos adversos dos procedimentos durante o tratamento e mesmo o momento após a alta são fatores que podem afetar emocionalmente uma pessoa com câncer. Inseguranças, medos, traumas e sensações inexplicáveis precisam de acolhimento. Aí entra o papel do psicólogo na equipe multidisciplinar da batalha contra a doença.
O Grupo Oncoclínicas entende o suporte emocional como imprescindível para o sucesso do tratamento, por isso trabalha com um conceito de assistência individualizada, que gera uma grande proximidade com o paciente, com o objetivo de que ele não se sinta só. Esta atenção se estende aos familiares e à rede de apoio da pessoa com câncer, que também podem sofrer com inseguranças e medos e não precisam – nem devem – passar por isso em silêncio.
Os psicólogos da equipe multidisciplinar têm o importante papel de resgatar e fortalecer a saúde mental e a autoestima do paciente, abrindo espaço para a escuta, para a reorganização mental diante de tantas mudanças e para a apresentação de novos significados para cada fase
vivida ao longo da jornada contra o câncer. Têm ainda a função de estar atentos a sinais que possam tornar necessária a entrada de outros especialistas no tratamento, tal como o nutricionista, e de avisar aos familiares e cuidadores sempre que algum aspecto emocional inspirar cuidados também fora da clínica.
Entenda também como atuam outros especialistas, além do médico oncologista, durante o tratamento oncológico:
- Nutrição no tratamento do câncer
- Farmácia no tratamento do câncer
- Farmácia clínica no tratamento do câncer
- Enfermagem no tratamento do câncer
- Fisioterapia no tratamento do câncer
- Estomatologia no tratamento do câncer
- Odontologia no tratamento do câncer
- Dermatologia no tratamento do câncer