Pacientes em tratamento oncológico podem apresentar disfunções ou sequelas decorrentes da doença de base e/ou da terapia utilizada para seu tratamento. A fisioterapia compõe a equipe multidisciplinar e atua na sintomatologia, minimizando complicações como dores, fraqueza muscular, fadiga, perda de massa muscular, inchaços, fibrose, retração e aderência cicatricial, diminuição da mobilidade, alterações posturais e complicações respiratórias. O propósito é preservar, manter ou recuperar a integridade funcional dos órgãos e sistemas e, consequentemente, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dessas pessoas.
Dentro da filosofia do Grupo Oncoclínicas – promover atendimento integral, completo e totalmente individualizado –, o fisioterapeuta trabalha em conjunto com a equipe multidisciplinar, atuando em quatro pilares: promoção, rastreamento, tratamento e cuidados paliativos. Vale destacar que a reabilitação física impacta positivamente também na saúde mental dos pacientes.
A fisioterapia pode ser incluída nos cuidados com os pacientes em qualquer fase do tratamento, mas quanto antes isso ocorrer, maiores as chances de prevenir as complicações, melhorando a saúde do paciente e aumentando a possibilidade de retorno às atividades do dia a dia. As indicações são determinadas de acordo com os sinais apresentados e o tipo de tratamento (cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia, por exemplo).
Entenda também como atuam outros especialistas, além do médico oncologista, durante o tratamento oncológico:
- Psicologia no tratamento do câncer
- Nutrição no tratamento do câncer
- Farmácia no tratamento do câncer
- Farmácia clínica no tratamento do câncer
- Enfermagem no tratamento do câncer
- Estomatologia no tratamento do câncer
- Odontologia no tratamento do câncer
- Dermatologia no tratamento do câncer