A laserterapia é um tratamento realizado com laser de baixa potência que emite comprimento de onda vermelho e/ou infravermelho e não promove aumento de temperatura, atuando em nível celular.
A luz emitida é absorvida no tecido e transformada em energia, promovendo a restauração da função celular e o reparo tecidual. Também acelera o processo de cicatrização, analgesia e ação anti-inflamatória, ajudando na prevenção e melhora na qualidade de vida dos pacientes.
Quando a laserterapia é usada
Pacientes oncológicos submetidos a procedimentos cirúrgicos, transplante de medula óssea, quimioterapia, radioterapia em região da cabeça e do pescoço e ao uso de alguns medicamentos indicados para prevenção da perda óssea decorrente do tratamento antineoplásico ou da doença podem manifestar complicações significativas na cavidade oral.
As principais manifestações são:
- Infecções dentárias e periodontais;
- Infecções oportunistas com candidíase oral;
- Herpes;
- Xerostomia (sensação de boca seca);
- Alteração no paladar;
- Dor e/ou dificuldade ao deglutir;
- Sangramentos gengivais;
- Limitação na abertura da boca;
- Necroses ósseas; e
- Mucosites (lesões em cavidade oral induzidas pelo tratamento, são muito dolorosas e podem afetar a capacidade de alimentação, hidratação e fala do paciente, prejudicando seu estado geral).
A laserterapia é usada para eliminar ou ao menos aliviar essas manifestações e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do paciente.
Como é realizada
O Grupo Oncoclínicas dispõe de equipes capacitadas e de equipamentos para a realização do procedimento de forma segura e eficaz. O número de sessões de laserterapia varia de acordo com as lesões a serem tratadas e com o perfil de cada paciente. O tratamento é indolor, seguro e sem efeitos colaterais, desde que realizado seguindo os protocolos, e as aplicações têm duração curta.