8ª Edição – Especial Simpósio

Integralidade do cuidado oncológico propõe um olhar global para o paciente

por: Rodolfo Teixera
Integralidade do cuidado oncológico propõe um olhar global para o paciente

Comissão científica

Bruno Ferrari
Bruno Ferrari
Carlos Gil
Carlos Gil
Paula Ugalde
Paula Ugalde
Sérgio Azevedo
Sérgio Azevedo

Colaboradores

Márcia Menezes
Márcia Menezes

O câncer não é uma doença única. Ele traz consigo, além da neoplasia em si, diversas intercorrências. Isso exige cuidado personalizado e atenção especializada. Nesse contexto, a abordagem multidisciplinar proporciona uma melhor resposta ao tratamento oncológico, promovendo maior segurança e bem-estar.

De acordo com Márcia Menezes, diretora médica do Grupo Oncoclínicas, uma das partes desse processo diz respeito aos novos recursos utilizados no diagnóstico e tratamento do câncer. Compondo a multidisciplinaridade, o geneticista, por exemplo, tem um papel importante. Durante o 8º Simpósio Internacional Oncoclínicas, abordou-se o rumo dos testes genéticos como novos caminhos da terapêutica do câncer, especialmente na personalização do tratamento. “Os exames anatomopatológicos e sua interação com a genômica sofreram uma evolução inimaginável. Como exemplo, temos a identificação de componentes moleculares na célula como importantes marcadores para o diagnóstico do câncer”, diz ela.

O programa incluiu também discussões sobre os avanços nas técnicas cirúrgicas e de radioterapia, além da sexualidade do paciente, tema tão delicado e cuja abordagem pelos profissionais da equipe multidisciplinar é essencial.

Em nosso site você encontra a reportagem completa sobre o módulo multidisciplinar e também as dos outros temas. Não perca!

Compartir
O comparte el enlace
Link copiado para sua área de trabalho.L
This site is registered on wpml.org as a development site.