Combate ao Fumo
O tabagismo é a maior causa de morte evitável do mundo, sendo responsável por cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão – a neoplasia que mais mata em nosso país. Só para se ter uma ideia: o tabaco contém mais de 60 substâncias cancerígenas, e fumar causa mais de 50 doenças e reduz a expectativa de vida em mais de 10 anos.
A falta de informação, a manutenção do tabagismo e a dificuldade de acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento de ponta estão entre os principais motivos das altas taxas de mortalidade do câncer de pulmão.
Diante desses fatos, o Instituto Oncoclínicas se dedica à conscientização sobre a importância de parar de fumar e ao alerta sobre o câncer de pulmão – características, sintomas, formas de tratamento e prevenção. A campanha Combate ao Fumo conta com ações informativas com o objetivo de estimular as pessoas a entenderem melhor a doença e a procurarem ajuda caso sintam necessidade.
A campanha é voltada para toda a sociedade e tem uma abordagem positiva, mostrando os benefícios de curto prazo, como redução da frequência cardíaca e da pressão arterial, e de longo prazo, como a acentuada diminuição do risco de câncer de pulmão. E ressalta ainda algo que pode animar grande parte do público: que nunca é tarde para abandonar o cigarro!
Idealizado e realizado pelo corpo clínico do Grupo Oncoclínicas, a campanha de Combate ao Fumo também visa a incentivar pesquisas clínicas no país, o que pode ajudar a ampliar o acesso ao atendimento e ao tratamento. Assim, é possível pensar em uma realidade com maioria de diagnósticos precoces do câncer de pulmão, notificação satisfatória da doença e um país cada vez mais saudável.
Quem deseja parar de fumar ou ajudar alguém próximo a abandonar o vício pode procurar informações também no PICTO – Programa Intensivo de Cessação do Tabagismo do Grupo Oncoclínicas.